Então vamos lá: O ERECOM Theresina 2011 tem como tema, Educação e Movimento Estudantil. No entorno dessa temática teremos Mini-cursos, Grupos de discussão, Núcleos de Experiências, Grupos de Estudo e Trabalho, Espaços Culturais e Painéis.
Minicursos
1.Comunicação contra-hegemônica; Alejandro - Professor da UFPI
2.Contra-propaganda; Zé - Jornalista, Fortaleza-CE
3.Cultura da Mídia; Vinicius Ferreira – Coletivo Enecos PI
4.Comunicação popular;
Coletivo de Estudantes de Comunicação - CONJUNTO, João Pessoa- PB
5.Rádio Livre;
6.Universidade; Iara Santana - Enfermeira, Teresina-PI
7.Agitação e Propaganda; Coletivo ENECOS Pará
8.Teatro do Oprimido; Camila Chaves - Relações Públicas, São Luis-MA
9.Movimento Estudantil;
1.Comunicação contra-hegemônica; Alejandro - Professor da UFPI
2.Contra-propaganda; Zé - Jornalista, Fortaleza-CE
3.Cultura da Mídia; Vinicius Ferreira – Coletivo Enecos PI
4.Comunicação popular;
Coletivo de Estudantes de Comunicação - CONJUNTO, João Pessoa- PB
5.Rádio Livre;
6.Universidade; Iara Santana - Enfermeira, Teresina-PI
7.Agitação e Propaganda; Coletivo ENECOS Pará
8.Teatro do Oprimido; Camila Chaves - Relações Públicas, São Luis-MA
9.Movimento Estudantil;
10.Espetáculo da Mídia;
11.Educomunicação;
12.Como funciona a sociedade;
13.Educação Popular;
Estamos esperando confirmação de alguns nomes para facilitarem os mini-curso, por isso o quadro de facilitadores ainda não está completo. Estamos no aguardo para os minicurso de Educação Popular, Como funciona a Sociedade, Educomunicação, Radio-Livre e Espetáculo da mídia.
11.Educomunicação;
12.Como funciona a sociedade;
13.Educação Popular;
Estamos esperando confirmação de alguns nomes para facilitarem os mini-curso, por isso o quadro de facilitadores ainda não está completo. Estamos no aguardo para os minicurso de Educação Popular, Como funciona a Sociedade, Educomunicação, Radio-Livre e Espetáculo da mídia.
Grupos de Discussão.
1. Meio-ambiente: Berê , Salvador-BA.
2. Direitos Humano: Lourdes, Professor da UFPI
3. Movimentos Sociais: Patrícia, Professora do CEFET
4. Conselho de Comunicação: Ana Paula, Professora da UFPI
5. Partidos Políticos do Brasil:
6. Tribunal Popular:
7. Midia Livrismo - Alexandre - Centro de Mídia Independente, Fortaleza-CE
8. Mecom - Zé e Natasha,
9. Estágio - Sâmila Braga, Coletivo ENECOS Ceará
10. Extensão - Iane Lara, Coletivo ENECOS Ceará
11. ME em pagas -
Fernando, Coletivo ENECOS Ceará e Livino, Jornalista (Fortaleza-CE)
12. Propriedade Intelectual
13. Matriz Energética, a problemática das hidroelétricas, pessoas atingidas por barragem
14. EIV (Estágio Interdisciplinar de vivência)
15. Conselho Popular
16. Mulheres - Coletivo de Mulheres do Piaui
17. Mobilidade Urbana
18. arte ativismo
Estamos esperando confirmação de alguns nomes para facilitarem os debates, por isso o quadro de facilitadores ainda não está completo.
Painéis
· Mesa de Comunicação:
Perfil 1: Análise de conjuntura, puxando para a especificidade das comunicações, falando sobre o monopólio, a liberdade de expressão restrita ao direito de escutar, e a quem serve o discurso da grande mídia, que tipo de valores estamos aprendendo com o discurso veiculado pelos grandes meios de comunicação, etc.
Nilo, Professor da UFC
Perfil 2: Controle social. A apropriação dos meios de comunicação pela classe trabalhadora, a mídia como mecanismo de organização e emancipação, a comunicação no processo de formação do sujeito social.
Helena, Intervozes Ceará.
Perfil 3: aprofundaria o debate de comunicação comunitária, discutiria comunicação contra hegemônica, e abordaria um pouco educomunicação.
Professora Doutora Cicilia Maria Krohling Peruzzo, da Universidade Metodista de São Paulo
· Mesa de educação:
Perfil 1: reestruturação da universidade, bem parecido com o perfil colocado pra a mesa do Cobrecos, esse perfil traçaria um histórico do papel da educação e da universidade no Brasil e faria uma análise atual da educação no Brasil com base nas reformas da educação superior
Representante do Andes - Sindicato Nacional dos Professores
Perfil 2: falaria como a problemática abordada no perfil anterior interfere na formação do comunicador e contextualizaria como é a formação do comunicador na universidade brasileira e a estruturação dos currículos do curso.
ENECOS - Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social.
Perfil 3: conceito de educação popular, que refletiria a educação popular como uma contra-escola, a qual teria o papel de resgatar o caráter coletivo e social da classe trabalhadora, de acordo com suas próprias praticas, possibilitando a condição de auto-emancipação do indivíduo.
PRONERA - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária
· Mesa de Movimento Estudantil:
Perfil 1: o papel do movimento estudantil, que aí nesse perfil, além do papel, a idéia é que também fosse traçado um histórico
Camila Chaves - Relações Pública, São Luis - MA
Perfil 2: o processo de reorganização
Sarah Fontenelle, Coletivo ENECOS PI
Perfil 3: novos métodos e formas de intervenção
Leonardo Maia, Coletivo ENECOS PI
Nucleos de Experiências
1. QI – Questão ideológica (O QI funciona no Parque Piauí e trabalha com jovens em situação de risco social, hip-hop, grafite, etc)
2. Rádio Verona (A Rádio Verona é uma rádio comunitária e funciona no Parque Piauí)
3. Assentamento Vale da Esperança (O vale da Esperança é um assentamento do MST)
4. Vila Irma Dulce (A vila Irma Dulce é a segunda maior ocupação urbana da America Latina)
5. Vila de Pescadores (A vila de pescadores fica nas encostas do Rio Poty – O objetivo é mostra como funciona a organização dos trabalhadores que sobrevivem da pesca em Theresina)
6. Pólo Ceramista e Teatro do Boi (Ambos funcionam na zona norte de Theresina – O objetivo é regatar um pouco da cultura regional piauiense, com a produção artesanal e a historia do boi piauiense)
7. Escola de Circo Zoim (A escola Zoim funciona no Verdão, o Zoim trabalha com jovens de rua. – O objetivo é mostra como as artes transformam as pessoas)
8. Comunidade Quilombola (O quilombo se localiza na estrada entre altos e Theresina- Objetivo é o intercâmbio cultural)
Grupos de Estudo e Trabalho
1. Qualidade de Formação do Comunicador
2. Democratização da Comunicação
3. Combate as Opressõe
4. Cultura Popular e Regional
5. Trabalho de Base
Nenhum comentário:
Postar um comentário