ERECOM Theresina 2011

Entrem na Escola do Mundo ao Avesso! Que se alce a lanterna mágica, imagem e som! As ilusões da vida em favor do comum estamos oferecendo, para ilustração do público presente e bem exemplo das gerações vindouras! Venham ver o rio que cospe fogo! O senhor sol iluminando a noite! A senhora lua em pleno dia! As estrelas expulsas do céu! O bufão sentado no trono do rei! A varinha mágica que transforma o menino em uma moeda! O mundo perdido em um jogo de dados. Mas, não confunda com as grosseiras imitações. (Adaptado de Eduardo Galeano)

Abas

14 de jan. de 2011

Tema: "A escola do mundo às avessas"

ERECOM Theresina 2011
A escola do mundo às avessas:
Me organizando, posso desorganizar



Entrem na escola do mundo às avessas! Que se alce a lanterna mágica, imagem e som! As ilusões da vida, em favor do comum estamos oferecendo, para ilustração do público presente e bem exemplo das gerações vindouras! Venham ver o rio que cospe fogo! O Senhor Sol iluminando a noite. A Senhora Lua em pleno dia. As Estrelas expulsas do céu! O bufão sentado no trono o rei! A varinha mágica que converte um menino em uma moeda! O mundo perdido em um jogo de dados. Mas, não confunda com as grosseiras imitações.


O tema do ERECOM Piauí 2011 é baseado na obra de Eduardo Galeno, "De pernas para o ar – A Escola do mundo ao avesso", que traz todas as problemáticas a qual está inserido nosso atual modelo de educação e universidade. A idéia principal é mostrar como nossa educação esta verdadeiramente de pernas para o ar, ou seja, ao avesso daquilo que deveria ser. Galeano, em seu livro, ministra uma aula fazendo essas descrições, através de seminários de injustiça, de machismo, racismo, medo, impunidade, ética, etc. Por fim, ele mostra que toda escola tem sua contra escola.
Baseado nisso, queremos destrinchar nosso modelo de educação, fazendo uma analise sob os mais diversos pontos, para que em fim, possamos apontar a contra-escola, citada por Eduardo Galeano.
Pretendemos também refletir sobre o papel do movimento Estudantil nesse processo de transformação em suas mais diversas formas de atuação, apontando o que seria essa contra escola. Nesse sentido, o ERECOM Piauí trará o debate sobre educação popular como uma alternativa ao atual modelo de educação.
         Na esteira de tudo isso há uma ferramenta indispensável que não deve ser esquecida: a Comunicação Social. Utilizada como mecanismo de libertação de consciência da classe trabalhadora, ela torna-se uma elemento fundamental nessa transição de escola à contra escola

Nenhum comentário: