ERECOM Theresina 2011

Entrem na Escola do Mundo ao Avesso! Que se alce a lanterna mágica, imagem e som! As ilusões da vida em favor do comum estamos oferecendo, para ilustração do público presente e bem exemplo das gerações vindouras! Venham ver o rio que cospe fogo! O senhor sol iluminando a noite! A senhora lua em pleno dia! As estrelas expulsas do céu! O bufão sentado no trono do rei! A varinha mágica que transforma o menino em uma moeda! O mundo perdido em um jogo de dados. Mas, não confunda com as grosseiras imitações. (Adaptado de Eduardo Galeano)

Abas

25 de mar. de 2011

E o que vai rolar no ERECOM?

Então vamos lá: O ERECOM Theresina 2011 tem como tema, Educação e Movimento Estudantil. No entorno dessa temática teremos Mini-cursos, Grupos de discussão, Núcleos de Experiências, Grupos de Estudo e Trabalho, Espaços Culturais e Painéis. 

Minicursos

1.Comunicação contra-hegemônica; Alejandro - Professor da UFPI

2.Contra-propaganda; Zé - Jornalista, Fortaleza-CE

3.Cultura da Mídia; Vinicius Ferreira – Coletivo Enecos PI

4.Comunicação popular; 

Coletivo de Estudantes de Comunicação - CONJUNTO, João Pessoa- PB

5.Rádio Livre;

6.Universidade; Iara Santana - Enfermeira, Teresina-PI

7.Agitação e Propaganda; Coletivo ENECOS Pará

8.Teatro do Oprimido; Camila Chaves -  Relações Públicas, São Luis-MA

9.Movimento Estudantil; 

10.Espetáculo da Mídia;

11.Educomunicação;

12.Como funciona a sociedade;

13.Educação Popular;

Estamos esperando confirmação de alguns nomes para facilitarem os mini-curso, por isso o quadro de facilitadores ainda não está completo. Estamos no aguardo para os minicurso de Educação Popular, Como funciona a Sociedade, Educomunicação, Radio-Livre e Espetáculo da mídia.




Grupos de Discussão.

1.       Meio-ambiente: Berê , Salvador-BA.

2.       Direitos Humano: Lourdes, Professor da UFPI

3.       Movimentos Sociais: Patrícia, Professora do CEFET

4.       Conselho de Comunicação: Ana Paula, Professora da UFPI

5.       Partidos Políticos do Brasil:

6.       Tribunal Popular:

7.       Midia Livrismo - Alexandre - Centro de Mídia Independente, Fortaleza-CE

8.       Mecom - Zé e Natasha, 

9.       Estágio - Sâmila Braga, Coletivo ENECOS Ceará

10.    Extensão - Iane Lara, Coletivo ENECOS Ceará

11.    ME em pagas -

 Fernando, Coletivo ENECOS Ceará e Livino, Jornalista (Fortaleza-CE)

12.    Propriedade Intelectual

13.    Matriz Energética, a problemática das hidroelétricas, pessoas atingidas por barragem

14.    EIV (Estágio Interdisciplinar de vivência)

15.    Conselho Popular

16.    Mulheres - Coletivo de Mulheres do Piaui

17.    Mobilidade Urbana

18.    arte ativismo
Estamos esperando confirmação de alguns nomes para facilitarem os debates, por isso o quadro de facilitadores ainda não está completo. 

Painéis

·                           Mesa de Comunicação:

Perfil 1: Análise de conjuntura, puxando para a especificidade das comunicações, falando sobre o monopólio, a liberdade de expressão restrita ao direito de escutar, e a quem serve o discurso da grande mídia, que tipo de valores estamos aprendendo com o discurso veiculado pelos grandes meios de comunicação, etc. 
Nilo, Professor da UFC

Perfil 2: Controle social. A apropriação dos meios de comunicação pela classe trabalhadora, a mídia como mecanismo de organização e emancipação, a comunicação no processo de formação do sujeito social. 
Helena, Intervozes Ceará.

Perfil 3: aprofundaria o debate de comunicação comunitária, discutiria comunicação contra hegemônica, e abordaria um pouco educomunicação. 
Professora Doutora Cicilia Maria Krohling Peruzzo, da Universidade Metodista de São Paulo

·                           Mesa de educação:

Perfil 1: reestruturação da universidade, bem parecido com o perfil colocado pra a mesa do Cobrecos, esse perfil traçaria um histórico do papel da educação e da universidade no Brasil e faria uma análise atual da educação no Brasil com base nas reformas da educação superior
Representante do Andes - Sindicato Nacional dos Professores

Perfil 2: falaria como a problemática abordada no perfil anterior interfere na formação do comunicador e contextualizaria  como é a formação do comunicador na universidade brasileira e a estruturação dos currículos do curso.
ENECOS - Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social.

Perfil 3: conceito de educação popular, que refletiria a educação popular como uma contra-escola, a qual teria o papel de resgatar o caráter coletivo e social da classe trabalhadora, de acordo com suas próprias praticas, possibilitando a condição de auto-emancipação do indivíduo.
PRONERA - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária

·                           Mesa de Movimento Estudantil:


Perfil 1: o papel do movimento estudantil, que aí nesse perfil, além do papel, a idéia é que também fosse traçado um histórico
Camila Chaves - Relações Pública, São Luis - MA

Perfil 2: o processo de reorganização
Sarah Fontenelle, Coletivo ENECOS PI

Perfil 3: novos métodos e formas de intervenção
Leonardo Maia, Coletivo ENECOS PI

Nucleos de Experiências

1.                       QI – Questão ideológica (O QI funciona no Parque Piauí e trabalha com jovens em situação de risco social, hip-hop, grafite, etc)

2.                       Rádio Verona (A Rádio Verona é uma rádio comunitária e funciona no Parque Piauí)

3.                       Assentamento Vale da Esperança (O vale da Esperança é um assentamento do MST)

4.                       Vila Irma Dulce (A vila Irma Dulce é a segunda maior ocupação urbana da America Latina)

5.                       Vila de Pescadores (A vila de pescadores fica nas encostas do Rio Poty – O objetivo é mostra como funciona a organização dos trabalhadores que sobrevivem da pesca em Theresina)

6.                       Pólo Ceramista e Teatro do Boi (Ambos funcionam na zona norte de Theresina – O objetivo é regatar um pouco da cultura regional piauiense, com a produção artesanal e a historia do boi piauiense)

7.                       Escola de Circo Zoim (A escola Zoim funciona no Verdão, o Zoim trabalha com jovens de rua. – O objetivo é mostra como as artes transformam as pessoas)

8.                       Comunidade Quilombola (O quilombo se localiza na estrada entre altos e Theresina- Objetivo é o intercâmbio cultural)

Grupos de Estudo e Trabalho

1.                       Qualidade de Formação do Comunicador 
2.                       Democratização da Comunicação 
3.                       Combate as Opressõe
4.                       Cultura Popular e Regional 
5.                       Trabalho de Base



Nenhum comentário: